Por Que Pensamos e Agimos Como Agimos? A Psicologia Explica
- Psicólogo Antonio Andrade

- 6 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov.

"Entenda como suas vivências criam suas crenças, emoções e comportamentos".
Você já parou para pensar que tudo o que viveu até hoje deixou marcas em quem você é? Essas experiências boas ou ruins ajudaram a formar as ideias que você tem sobre si mesmo, sobre as outras pessoas e sobre o mundo. Na psicologia, chamamos essas ideias de crenças.
Como as crenças influenciam a forma como você vive
As crenças funcionam como lentes invisíveis através das quais você enxerga a realidade. Elas influenciam diretamente os seus pensamentos, que por sua vez impactam as emoções.
E, quando você age guiado por essas emoções, seus comportamentos se tornam reflexos do que acredita ser verdade sobre si mesmo e sobre o mundo.
Com o tempo, esse ciclo contínuo vai moldando sua identidade quem você acredita ser e como se posiciona na vida.
O ciclo do funcionamento humano
Podemos resumir assim:
Situações vividas → Crenças → Pensamentos → Emoções → Comportamentos → Identidade
Quando esse ciclo é saudável, você se sente bem consigo mesmo e com os outros. Mas quando é baseado em crenças negativas ou distorcidas, ele pode gerar sofrimento emocional, insegurança e comportamentos que reforçam ainda mais esse desconforto.
Um convite à reflexão
Agora, faça uma pausa e reflita:
Quais experiências marcaram sua vida?
Que “verdades” você criou sobre quem é?
Quais ideias sobre si mesmo você insiste em acreditar?
O que costuma passar pela sua mente ao longo do dia?
Como você se sente na maior parte do tempo?
Por que acha que se sente assim?
Quais comportamentos você tem e gostaria de mudar?
Essas perguntas podem parecer simples, mas são um primeiro passo importante para compreender como você funciona internamente.
O primeiro passo para a mudança
Tudo começa em algum lugar e identificar onde começou é o caminho para transformar. A boa notícia é que é possível reconstruir crenças e criar um ciclo mais saudável, que leve você a se sentir e agir de forma mais alinhada com quem deseja ser.
Conclusão
Suas experiências passadas influenciam sua vida de hoje, mas elas não precisam definir o seu futuro. Ao compreender suas crenças e padrões, você abre espaço para se libertar de repetições e criar novas formas de pensar, sentir e viver.
Se você deseja compreender melhor esse processo e desenvolver um olhar mais compassivo sobre sua história, a psicoterapia pode ser um espaço seguro para isso um caminho de autoconhecimento, reconstrução e crescimento pessoal.



